HORTA EM CASA

Para os amantes da culinária não existe nada melhor do que temperos frescos e colhidos na hora para dar sabor à seus elaborados e suculentos pratos. Ter uma horta em casa é possível até mesmo para você que mora em apartamento e não dispõe de muito espaço. Cultivar temperos e ervas aromáticas (ou hortaliças) em espaços internos pode nós trazer vários benefícios: um toque bonito e verdinho para a casa, ter sempre a mão alimentos frescos e livres de agrotóxicos, economizar dinheiro e, um dos benefícios principais, cuidar da sua horta será uma terapia relaxante para você. Hoje trazemos algumas dicas para você se animar a montar sua própria horta de temperos em casa!

COMO COMEÇAR?

Para começar vamos relatar quais são os principais requisitosmateriais condições que você deve ter em conta para montar sua horta de temperos:

  • O vaso: Você deve providenciar um recipiente que tenha no mínimo 20 cm de altura, pode ser um vaso grande, ou conjuntos de vasos menores (um para cada tipo de tempero), uma jardineira, um projeto DIY de palletes e até um jardim vertical. Tudo irá depender do espaço que tem disponível e do tamanho de horta que planeja ter.
  • A Terra: A terra deve receber uma atenção especial. Você deve utilizar uma terra que não possua fertilizantes químicos, já que seu cultivo será para a alimentação, utilize adubo com húmus de minhoca e a terra de origem vegetal pouco compactada.
  • As sementes: Não existe uma regra para escolher as sementes ou uma época certa para plantá-las, elas podem ser plantadas durante todo o ano e você pode encontrá-las a venda em lojas de jardinagem e até em algumas floriculturas.
  • O plantio: Coloque a terra nos vasinhos, umedeça um pouco e afofe bastante, depois faça os buraquinhos e deposite as sementes. Cubra novamente com a terra e pronto. Preste atenção na distancia entre uma planta e outra. Por exemplo, o manjericão precisa de uma distancia de 20 cm entre uma planta e outra, já a cebolinha, coentro, e salsinha necessitam de uma espaço de 5 a 10 cm. Enfim, tudo dependerá da especie que você escolher, você pode se informar sobre o tamanho delas na própria loja. Se preferir, você também pode plantar seus temperos a partir de mudas, para isso basta transferir o torrão com a erva para o recipiente escolhido, completar com terra e regar.
  • A rega: Você deverá regar sua hortinha diariamente, uma ou duas vezes, tudo irá depender das condições da terra. Tente não encharcá-la, antes de regá-las verifique com os dedos as condições da terra.
  • Quando estarão aptas para o consumo? As sementes estarão crescidas e prontas para o consumo depois de três meses. E se você optar pelo plantio de mudas o tempo para consumo será depois de um mês.

A seguir,  trazemos 10 opções de ervas e temperos e algumas dicas com relações aos cuidados para você conhece-las melhor,  em questão de aspecto e características, e assim escolher a que mais te agrede. São temperos comuns mas que fazem a diferença em qualquer receita e principalmente nos ambientes da casa!

Passar tinta preta ns meus vasinhos:

fonte: Pinterest

1. HORTELÃ

Uma erva que todo mundo adora. Serve para preparar chás e dá sabor a muitos outros pratos e bebidas. Para ser consumida no verão é perfeita pois aportará um toque refrescante à seus preparos. Cultivar o hortelã em casa requer poucos cuidados, ela não precisa receber incidência direta de sol para crescer saudável. Basta posicioná-la em um local bem iluminado. Limpe sempre seu vasinho de hortelã, retirando as folhas secas que podem atrapalhar seu crescimento. Para colhe-la, sempre retire os galhos mais altos e mais verdinhos. 

Demorou um pouco, mas voltamos a falar de plantas antagônicas. Nosso primeiro post sobre alelopatia (plantas antagônicas e companheiras) foi este aqui. Quem não conhece muito bem o tema vale a pena...

fonte: Pinterest

 

2. COENTRO

Com um sabor marcante e bem característico é um tempero muito utilizado na culinária brasileira. Apesar de ser tão popular pode não agradar ao paladar de algumas pessoas. Mas na verdade é um tempero perfeito para preparar feijão, sopas, e caldos e deixam os protos com um sabor especial de comida caseira. O coentro necessita de uma terra bem fértil e adubada para crescer, gostam de temperaturas mais quentes e devem receber a luz do sol diariamente, isso ajudará a realçar seu sabor.

Guia de Temperos - Coentro.

fonte: Pinterest

 

3. TOMILHO

Proporciona um sabor apimentado aos pratos, ideal para acrescentar em receitar de carnes em geral, principalmente na carne de porco. Também combinam perfeitamente na preparação de molhos de tomate. Para cultivar o tomilho, tente manter o vaso sempre bem drenado, e regue-o somente quando a terra estiver seca.Somente as folhas do tomilho devem ser consumidas, retire-as no direção contrária de seu crescimento ou utilize-o seco, retirando os talos e deixando secar durante alguns dias na cozinha.

Como plantar tomilho

fonte: Pinterest

 

4. ALECRIM

Um tempero que é muito utilizado para preparar todos os tipos de carnes, legumes e molhos. Também pode ser utilizado no preparo de marinadas ou em forma de ramos dentro da panela durante a preparação do alimento, lembre-se de retirar na hora de servir. Os cuidados com o alecrim requer muito sol e pouca água. Para colher retire os galhos das pontas dos ramos.

Há dias em que se tem a impressão de se estar dentro de um espesso nevoeiro. Tudo parece monótono e difícil e o coração fica triste. É a noite escura da alma. Era meu aniversário e justamente um destes dias estranhos, quando pensei: “Vou tomar um chá de alecrim!” Fui ao jardim e lá encont...

fonte: Pinterest

 

5. CEBOLINHA

Sempre presente na culinária brasileira. Podem ser utilizada em uma infinidade de receitas, desde saladas até molhos e carnes. Sua estética também é muito aproveitada para decorar pratos. A cebolinha é perfeita para ser cultivada em jardineiras junto com outros tipos de ervas pois necessitam de pouco espaço para crescer. Devem ser mantidas em locais bem iluminados e a terra deve ser bem adubada.

Como plantar cebolinha. A cebolinha é uma erva originária da Europa, mas muito comum não só em pratos mas em hortas das casas brasileiras de todas as regiões. Este é talvez um dos temperos mais utilizados na cozinha brasilei...

fonte: Pinterest

 

6. PIMENTA

Você também pode plantar pimenta em sua horta de temperos e escolher entre uma infinidade de variedades. Os vasinhos de pimenta são facilmente encontrados, até mesmo em alguns supermercados. A pimenta malagueta e a dedo de moça são as mais comuns. Um toquezinho apimentado nas receitas trás todo um sabor especial, prova disso são os pratos da culinária baiana e mexicana, incrivelmente saborosos e caracterizados pela presença da pimenta.  Além dessas qualidades há quem acredite que ter um vasinho de pimenta em casa afasta energias negativas. Mantenha seu vaso de pimenta em um local bem ensolarado e regue sempre que a terra estiver bem seca.

Como plantar dedo de moça

fonte: Pinterest

 

7. ORÉGANO

Para os amantes da pizza nada melhor que um vaso de orégano em casa. Também possui um sabor bem característico e combina muito bem com legumes, molhos, carnes e ovos. Deve ser mantido em um ambiente onde receba muito sol e sua terra deve ser bem adubada, a rega merece uma atenção especial pois o orégano não tolera a terra muito seca. E assim como acontece com o tomilho, deve-se utilizar apenas as folhas, que devem ser retiradas do topo quando a planta atingir 20 cm de cumprimento. Você pode pode utilizá-lo ao natural ou deixar os ramos secarem durante alguns dias.

Os benefícios do orégano

fonte: Pinterest

 

8. MANJERICÃO

A escolha dos apaixonados por massas. Com um sabor levemente picante e um perfume suave são utilizados no preparo de molhos, massas, sopas, pizzas e legumes, sendo também elementos decorativos na montagem dos pratos. Gostam de ambientes completamente ensolarados, o que faz com que suas folhas se desenvolvam sempre verdinhas e cheias de sabor. Quando for retirá-lo dos ramos, escolha sempre as maiores folhas.

Pode-se colocar na cozinha e até mesmo aromatizar em água quente. /// Plantas-que-afastam-mosquitos-majericão

fonte: Pinterest

9. SALSA

Outro tempero que sempre esta presente nas cozinhas brasileiras. A salsa é um dos temperos mais utilizados na culinária e combina muito bem com a maioria dos alimentos. Mantenha o seu vaso de salsa exposto ao sol e verifique sempre se a terra esta seca antes de regá-la. Para colhe-la retire o talo quase inteiro deixando alguns centímetros na base para que ela possa crescer novamente.

Horta

fonte: Pinterest

 

10. ERVA CIDREIRA

Também conhecida como melissa, é utilizada para preparar infusões e chãs. São calmantes e podem nos garantir boas noites de sono. Possui um sabor muito parecido com o limão apesar de suas folhas se assemelharem as do hortelã. É uma erva muito fácil de ser cultivada, gostam de ambientes iluminados ou com luz solar direta, e o solo deve ser mantido sempre úmido. Para colher, retire os galhos inteiros ou folha por folha.

Como criar em sua casa ou apartamento uma pequena horta de temperos

mini horta 72

Nice

Tubo de Alumínio + Calha Metálica

Veja 15 ideias para suportes de plantas que você pode adaptar em qualquer cantinho da sua casa ou apê! Dá para adaptar objetos inusitados e criar um belo

Jardinzinho com acessórios para manter uma horta. Fotografia…

Horta Vertical para pequenos espaços. Esta é uma das opções de vasos que temos aqui no viveiro para quem não tem muito espaço e é louco p ter uma Hortinha destas.Venha nos visitar e escolha o seu vaso favorito. Primavera chegando! Mãos à horta! www.sabordefazenda.com.br Av.Nadir Dias de Figueiredo, 395. Vila Maria. Info pelo tel: 11-26314915. Foto: @zegabrielzega

Como fazer uma horta orgânica em apartamento 1

5 dicas de como fazer uma mini horta em casa - Do a Herb Garden at home

Como Cultivar 05 Ervas Aromáticas | Benefícios das Ervas Aromáticas para a sua Saúde e muito Sabor para suas Refeições com essas ervas fáceis de cuidar.

 

Fonte: https://projetos.habitissimo.com.br/projeto/horta-em-casa-quais-temperos-posso-cultivar